Ciências contábeis
1– INTRODUÇÃO................................................................................3
2 – DESENVOLVIMENTO....................................................................4
3 – CONCLUSÃO...............................................................................11
4 – REFERÊNCIAS............................................................................12
1 – INTRODUÇÃO
Provavelmente as origens do termo leasing advenham da Antiguidade, difundidas nas ações governamentais sobre as minas de produção do Estado situação em que os sujeitos pagavam ao Estado quantia fixada em moeda para exploração, além de uma renda fixa com percentagem em juros.
Posteriormente, especificamente em 1941 o Congresso Nacional Norte-Americano admitiu a Lend na Base Act, hipótese em que os Estados Unidos da América passaram a fornecer material bélico aos seus aliados no Conflito Mundial, material que poderia ser restituído no fim do referido conflito. Mesma situação ocorreu logo após, porém com condicionamento de alimentos, quando o exército americano ao notar que suas máquinas eram equipamentos insuficientes, optaram por locar o maquinário; a idéia ensejou no hodierno leasing clássico. Na ocasião a situação foi fundada a Boothe Coporation, empresa que cresceu a adquiriu patrimônio rapidamente.
Alguns autores falam que os motivos de sucesso do ‘leasing’ nos Estados Unidos foram a ausência no país de um mercado de capitais para o crédito a médio prazo, uma tributação muito severa no tocante às depreciações, uma economia geralmente próspera com altas percentagens de lucro e a existência de empresas obrigadas a uma renovação contínua e rápida dos seus equipamentos diante do progresso tecnológico.
Em seguida, e leasing conquistou o mercado mundial; em 1960 na Inglaterra, em 1962 na França, com a criação de uma empresa especializada em leasing, e, em seguida, na Itália, na Bélgica, na Alemanha e, finalmente