Ciências contábeis
Análise do Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e Grau de Alavancagem
Ponto de equilíbrio (break-even point) é um nível de atividades em que as receitas são iguais às despesas e, conseqüentemente, o lucro é igual a zero. Existem varias abordagens do ponto de equilíbrio conforme apresentaremos a seguir.
1 PONTO DE EQUILIBRIO CONTÁBIL (PEC) O Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) é definido como o nível de atividades necessárias para recuperar todas as despesas e custos de uma empresa.
No PEC, o lucro líquido contábil é igual a zero
PEC = volume de vendas (ou nível de atividades) no qual a receita total (RT) é igual às despesas totais mais os custos totais (DT + CT).
Portanto, no PEC, tem-se que RT = (DT + CT), ou seja, o lucro será zero.
Despesas totais = Despesas fixas mais despesas variáveis
Custos totais = Custos fixos mais custos variáveis
1.1 Utilização da análise do PEC O PEC pode ser utilizado para:
• determinar o nível de atividades necessárias para cobrir todas as despesas e custos, tanto fixos quanto variáveis;
• avaliar a lucratividade associada aos diversos níveis possíveis de vendas, ou seja, aos vários níveis possíveis de atividade;
• facilitar a análise dos efeitos sobre a lucratividade decorrente de alterações nas despesas e custos fixos e variáveis, no volume de vendas, no preço de vendas e na distribuição relativa de linhas de produtos vendidos.
1.2 Abordagem algébrica Algebricamente, a quantidade de vendas no PEC pode ser determinada com a utilização da seguinte fórmula:
QPEC = _____DESPESAS FIXAS + CUSTOS FIXOS_____ MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA
Conceitualmente, o PEC é o volume de atividades (ou nível das vendas) no qual as Receitas Totais (RT) são às Despesas Totais (DT) mais os Custos Totais (CT). Algebricamente, no Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC), tem-se: Fórmula 1 RT = DT + CT onde: RT = Receitas totais = quantidade vendida X preço de