Ciências contábeis
Os Materiais compreendem os bens utilizados no processo de fabricação podendo ou não integrar o produto fabricado. O principal material utilizado na fabricação é a matéria – prima, pois entra em maior quantidade na produção de outros bens. E são classificados em Materiais Diretos e Materiais Indiretos.
Materiais Diretos
São considerados Diretos os materiais que, entrando no processo de fabricação, integram o produto, como a matéria – prima, o material secundário, e o material de embalagem.
Materiais Indiretos
São considerados Indiretos os materiais utilizados no processo de fabricação de maneira indireta, isto é, aqueles que não integram o produto, como os combustíveis e lubrificantes utilizados na manutenção das máquinas e equipamentos industriais, o material de limpeza, o material de expediente e até mesmo alguns materiais que, embora integrando o produto, devido ao pequeno valor que possam representar em relação ao Custo Total são classificados juntamente com os Materiais Indiretos.
Assim empresas de Médio e Pequeno porte, consideram como Material Direto somente a Matéria Prima e como Matérias Indiretos os demais materiais, como: material secundário, de embalagem, de acabamento, de limpeza etc.
Almoxarifado
É um órgão da empresa industrial que serve de depósito de materiais. Cuida do recebimento, estocagem, conservação e distribuição dos materiais tanto para a área de produção como as demais áreas da empresa, pois, além dos materiais aplicados na fabricação (matérias-primas, materiais secundário etc.) ficam sob sua responsabilidade outros materiais como produtos acabados, bens de uso da empresa (móveis e utensílios, máquinas, ferramentas etc.) materiais de limpeza, materiais de expediente etc.
O almoxarifado é de grande importância para as empresas industrial, motivo pelo qual os materiais sob sua guarda devem ser rigorosamente controlados, principalmente, com relação as quantidades e aos valores, a fim de que, quando encaminhados à