Ciências contabéis
.Prova disso, são recentes pesquisas realizadas pelo Sebrae:
Percebemos então, que a instabilidade econômica, assim como todos os outros fatores que compõem estes sistemas, não são os grandes vilões deste cenário, mas a falta de planejamento devido ao despreparo das pessoas que administram estas empresas. Em certas situações os próprios empreendedores, que são brilhantes em suas idéias de negócios, mas que não têm preparo para geri-los.
Ou seja, isso evidencia que o principal problema nessas empresas é a falta de planejamento, informação do ambiente geral e controle (desse planejamento). A comunidade empresarial tem que acordar para a realidade, especialmente os micro e pequenos empresários que lutam para consolidação de seus negócios, de que precisam de profissionais em Gestão Empresarial orientando os processos dentro dessas organizações.
Muitos desses empresários se negam a seguir os conselhos de quem vem de fora. Quando se é orientado por um contador é preciso ter em mente que ele não veio desarrumar a sua "casa" e sim ajustar as funções com a finalidade de otimizar os recursos. Ele deve ser visto como parceiro na consolidação de suas empresas.
Um dos grandes entraves de uma maior aceitação do profissional em gestão, seria o custo do investimento, a realidade financeira das micro e pequenas empresas, nem sempre comporta esse investimento. Então, diante desses entraves, o que o profissional poderia fazer? É interessante o profissional fazer um estudo da situação da determinada empresa, o seu ambiente geral, quais seus pontos fortes e fracos, verificar o seu balanço patrimonial, e planejar, para o sucesso desta empres . Para que um contador verifique o ambiente geral é importante levantar informações sobre os seguintes aspectos: Socioculturais: preferencias, tendencias,