CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SABRINE DA SILVA
RESENHA DO FILME GATTACA- EXPERIÊNCIA GENÉTICA
Futuramente os seres humanos serão criados geneticamente em laboratório. A forma mais ideal de reprodução utilizada são as técnicas de fertilização “in vitro”, fazendo a seleção de embriões. Os pais escolhiam características, como o sexo, cor dos cabelos, dos olhos. Os embriões deveriam ser selecionados com o objetivo de evitar doenças físicas ou psicológicas, priorizando os que apresentassem as melhores características psicológicas. Os que foram gerados de forma natural e espontânea, apresentam algum tipo de deficiência, são denominados inválidos e ocupam as funções menos privilegiadas do mercado de trabalho.
Vicent tinha planos de se tornar um astronauta, mas tem uma doença cardíaca. Mas não importa o que Vicent pudesse ser, ele estaria condenado a viver como faxineiro, e por isso não teria melhores oportunidades.
Vicent, conhecia um rapaz chamado Jerome, que havia sofrido um acidente e ficado paraplégico. Mas nada disso mudava sua exuberante inteligência, pois não deixava de exercer seu trabalho na corporação.
Combinaram que Vicent iria se passar por Jerome, para conseguir se infiltrar na corporação GATTACA. Mas para isso acontecer precisou passar por testes médicos para verificação do seu DNA. Juntos conseguiam fraudar os dados para exame de sangue, urina, fragmento de pele e cabelo, e Jerome tem um DNA perfeito.
Com isso Vecent consegue provar que é capacitado, para se destacar na corporação, mas sempre se passando por Jerome, Até que ele atinge seu objetivo de ser astronauta, estando realizado por ter burlado o sistema.