Ciências aeronáuticas
EVERTON RODRIGUES DA SILVA
FRED CALLADO
FREDERICO COSTA
JÚLIA REIS GHETTI
LUAN CARDOSO
RAFAEL OLIVER
THIAGO VON ROSSUM
DANIEL VIEIRA RIBEIRO
TRABALHO SOBRE PILOTO PRIVADO (PP)
Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá, como parte do Programa de Tópicos Especiais da Aeronáutica da Graduação em
Ciências Aeronáuticas.
Professor Marcus Reis
PRAÇA XI – RIO DE JANEIRO
2012
Para ser piloto privado (PP) o requerente deve atender aos seguintes requisitos, idade, conhecimentos, instrução de voo e aptidão psicofísica. O conhecimento é atendido mediante a um exame escrito. Após ter atendidos os itens, deve-se apresentar o formulário-requerimento a ANAC para receber a autorização da realização da verificação de pericia. A ANAC indicará um profissional responsável para a verificação.
Depois de ter todos os itens atendidos e ser aprovado no exame teórico da ANAC o piloto-aluno poderá fazer seu 1º voo solo e não poderá transportar pessoas ou cargas.
Para se obter a licença PP o piloto-aluno deve ter como experiência a realização de no mínimo 40 horas de voo como piloto na categoria solicitada, das quais 15 horas devem ser realizadas em cursos homologados pela ANAC, 10 horas de voo sob a supervisão de um instrutor e 5 horas em voo de navegação solo, incluindo um percurso de pelo menos 270 km para avião e 180 km para helicóptero.
As condições para reduzir o tempo de voo, na categoria avião são, para quem possuir licença de piloto de helicóptero pode ser reduzido para 25 horas. Para quem possuir licença de planador ou de piloto de recreio (ultraleve autopropulsado) pode ser reduzido para 25 horas. Para quem possuir licença de planador e comprovar 5 horas em voo de navegação em duplo comando e, mais, 5 horas em voo de navegação solo com motor em funcionamento pode ser reduzido para 15 horas.
Na categoria helicóptero são, para quem possuir licença de piloto de avião com experiência superior a 200 horas pode ser reduzido