ciência
Investigação sobre a corrosão do ferro
1. Introdução
Anualmente perdem-se alguns bilhões de dólares, em todo o mundo, em consequência da corrosão. Que fatores são responsáveis por esta perda? Como podemos reduzi-la?
A corrosão é um termo genérico aplicado a todos os processos em que um metal é convertido em óxido ou outro composto qualquer. A corrosão provoca uma inexorável destruição de alguns metais. Embora os detalhes químicos da corrosão não estejam completamente entendidos, já é ponto pacífico o fato de que toda corrosão é uma reação de oxirredução. Nesta experiência estudaremos alguns fatores importantes na corrosão e tentaremos relacioná-los por algumas generalizações.
Este experimento é baseado numa reação na qual existem muitas questões não resolvidas.
Provavelmente vocês não observarão o mesmo comportamento experimental em função do elevado número de fatores como impurezas, gases dissolvidos em maior ou menor quantidade, temperatura etc. A natureza da corrosão é quase que sempre a mesma: um fluxo de elétrons entre certas áreas da superfície metálica ou entre metais diferentes. Este fato resultará na produção de íons metálicos na região anódica. Se o metal está na água estes íons serão retirados; os íons de uma solução aquosa também participam da transferência de elétrons, fato que aumenta a corrosão.
Em meio aquoso oxigenado há produção de íons OH -, logo soluções alcalinas deverão inibir a corrosão. O acúmulo de gás hidrogênio no cátodo (polarização) pode também inibir a reação, fator responsável em soluções neutras.
Mas o oxigênio dissolvido pode se combinar com o hidrogênio despolarizado no eletrodo acelerando a corrosão. Além disso, outras reações secundárias podem ocorrer como oxidação do hidróxido de ferro (II) a hidróxido de ferro (III) etc.
2. Pré-laboratório
1. Escreva a equação da semirreação de oxidação do Fe metálico a Fe2+.
2. Escreva a equação da semirreação de redução do