Ciência e tecnologia dos materiais
CTM – Parte Prática
ROTEIRO 01
Questões para estudo
1)
R: Porque viscosidade pode ser entendida como a medida da resistência interna (resistência das forças primárias e secundárias) de uma substância ao fluxo quando submetida a uma dada tensão.
2)
R: A viscosidade diminui rapidamente à medida que a temperatura aumenta. É bem conhecido o aumento da fluidez (propriedade inversa da viscosidade) dos óleos com o aumento de temperatura. Nos líquidos a viscosidade é diretamente proporcional à força de atração entre as moléculas, portanto a viscosidade diminui com o aumento da temperatura. Nos gases a viscosidade é diretamente proporcional a energia cinética das moléculas, portanto a viscosidade aumenta com o aumento da temperatura.
3)
R: Tensão de cisalhamento ou tensão tangencial, ou ainda tensão de corte ou tensão cortante é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado. Exemplo: a aplicação de forças paralelas mas em sentidos opostos. É a típica tensão que gera o corte em tesouras.
4)
R:Porque causam uma diminuição da capacidade de redução de área sob tração do material.
5)
R:A viscosidade mede a resistência de um líquido em fluir (escoar) e não está diretamente relacionada com a densidade do líquido, que é a relação massa/volume. Por exemplo, o óleo de soja utilizado para cozinhar é mais viscoso que a água, embora seja menos denso. Apesar da nítida diferença entre viscosidade e densidade, é comum ouvir a frase “este líquido é muito denso” para se referir a um líquido que tem dificuldade em escoar. A frase orreta deveria ser “este líquido é muito viscoso”.
6)
R:
7)
R: Material viscoelástico ou visco-elástico é uma classe de materiais que apresenta reologia viscoelástica, ou seja, são materiais que, ao deformar-se, sofrem simultaneamente deformações elásticas e viscosas.
8)
R: Se o gráfico da tensão de