CIÊNCIA MOLECULARES E CELULARES
1. Glicogênese: o que é, onde ocorre.
Processo de síntese de glicogênio no fígado e músculos, no qual moléculas de glicose são adicionadas à cadeia do glicogênio. Este processo é ativado pela insulina em resposta aos altos níveis de glicose sanguínea.
2. Glicogenólise: o que é quais enzimas envolvidas.
Glicogênio e glicose.
3. Doenças relacionadas ao armazenamento de glicogênio: doença de Von Goerke; doença de Pompe; doença de Forbes; doença de Andersen; síndrome de McArdle e a doença de Tarui.
• A doença de Von Goerke é a deficiência de glicose-6-fosfatase que é um distúrbio genético autossômico. É o atraso do crescimento, mas geralmente nos primeiros meses de vide é normal, depois começa essa deficiência de crescimento e o desenvolvimento mental costuma ser normal.
• A doença de Pompe é a deficiência de a-glicosidades, é uma enfermidade do armazenamento lisosômico. Atinge o fígado, coração e músculos esqueléticos e tem por conseqüência o "fracasso" cardíaco na infância.
• A doença de Forbes é causada por uma deficiência enzima desramificadora de glicogênio, Afeta o fígado, e músculos.
• A doença de Andersen tem origem em uma anomalia genética, ou seja, é causada por um gene autossômico recessivo e é considerada como uma moléstia rara. Os pacientes que tem essa doença, normalmente, falecem antes dos 2 anos de idade.
• A síndrome de McArdle é causada pela deficiência de miofosforilase. Os portadores dessa doença apresentam dificuldades em realizar exercícios físicos. Seus músculos apresentam um elevado teor de glicogênio
• A doença de Tarui trata-se da deficiência da enzima fosfofrutocinase, atinge os músculos.
4. Glicólise: como ocorre o processo
Refere-se a sequência metabólica composta por um conjunto de dez reações catalisadas por enzimas livres no citosol, na qual a glicose é oxidada produzindo duas moléculas de piruvato, duas moléculas de ATP e dois equivalentes reduzidos de NADH+, que serão