ciencias moleculares e celulares
A análise realizada abordará a escala padrão de pH, ácido, neutro e básico, o propósito de sistema tampão. Temos como objetivo de observar as alterações no uso de substâncias diversas.
Definição de pH:
Potencial Hidrogeniônico escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância, concentração de ácidos, metais e sais.
A escala te valores de 0 à 14, sendo que o 7 é o neutro, o valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima, porém é possível encontrar em algumas substâncias valores abaixo de 0 e maior que 14. O pH é uma característica de todas as substâncias determinadas pela concentração de íons de hidrogênio (H+). Quanto menos o pH de uma substância, maior a concentração de íons (H+) e menor a concentração de íons (OH).
Alguns indicadores são o papel tornassol e a fenolftaleína, com o ácido o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína muda de coloração vermelha para a incolor com o ácido. Também pode ser medida com o phmetro, que é constituído por um eletrodo e um potenciômetro, a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.
Definição de Tampão:
Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada, e um equilíbrio químico. Seu objetivo é de impedir grandes variações no pH quando adicionar soluções ácidas e básicas.
Dentro da faixa de pH e se exerce a ação tamponante haverá, obrigatoriamente, um valor em que exatamente 50% do total inicial do ácido estão associados, os 50% restantes estando na forma de base conjugada.
Verifica um valo de pH definido e característico para cada tampão, apresenta interesse particular, e sua eficiência máxima, existindo simultaneamente as maiores concentrações possíveis de ácido e base conjugada.
Conclusão:
A análise da