Ciência exatas
1 – Objetivos Gerais
Tomando por base a função imposta à escola atualmente, a disciplina de Física, juntamente com as demais disciplinas que compõe o currículo básico para o Ensino Médio, tem o dever de formar pessoas fazendo com que adquiram as competências que referencias para a aprendizagem: SER, RACIOCINAR e INTERAGIR. Ser no sentido curricular de acumular conhecimento. Raciocinar ao criar situações e/ou resolver situações problemas, aplicando e interpretando e compreendendo em amplo sentido em que conhecimento apreendido é utilizado. Interagir quando extrapolar o conhecimento adquirido e interpretado em praticas que melhorem seu ambiente e sociedade a sua volta.
Ao levar em conta estas competências as idéias predominantes em Educação estarão sendo contempladas. Pois há um currículo básico onde os conteúdos da componente curricular para o aluno ser. A organização das aulas e a seqüência dos conteúdos básicos fazem surgir a competência raciocinar. Ao raciocinar sobre as situações problemas em aula surgem formas de interação com o ambiente/sociedade a sua volta e com isso cria a possibilidade de elevar seu nível de conhecimento.
Um currículo baseado nas competências ser, raciocinar e interagir é capaz de fazer com que os alunos se apropriem das diversas linguagens para que compreendam o conteúdo, o interpretem em aulas situações (adicionais a da sala de aula) abrindo assim, a possibilidade da interação com o mundo em que vive. A partir do domínio de diversas linguagens é que poderemos avaliar se a pessoa em questão se tornou autônoma.
2 – Objetivos Específicos
A componente curricular de Física, evidentemente, mantém presente como primordial as três competências básicas (Ser, Raciocinar e Interagir). O princípio é trazê-las vinculadas ao conhecimento desenvolvido e acumulado pelas ciências naturais e ao longo do tempo, desde que o homem iniciou suas explicações básicas para os fenômenos naturais observados. E desde que se