Ciência da informação - origem, evolução e relações
INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO: ARQUIVOLOGIA NOTURNO
DISCENTE: LUCAS ALVESDE LIMA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ARQUIVOLOGIA
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação - Origem, Evolução e Relações.
Relações Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996
RESUMO
Atendendo ao argumento de POOPER (1972) de que “... não somos estudantes de assuntos, mas estudantes de problemas. E os problemas constituem os recortes de qualquer assunto ou disciplina”. Um campo é definido pelos problemas que são propostos e a CI é definida como um campo englobando, tanto a pesquisa cientifica quanto a pratica profissional. Qualquer campo, incluindo a CI, não pode ser entendido ou explorado através apenas de definições léxicas ou ontológicas.
Três características constituem a razão da existência e da evolução da CI: Primeira, a CI é por natureza interdisciplinar, embora suas relações com outras disciplinas estejam mudando. Segunda, a CI está inexoravelmente ligada à tecnologia da informação e terceira, a CI é, juntamente com muitas outras disciplinas, uma participante ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação. Essas três características ou razões constituem o modelo para compreensão do passado, presente e futuro da CI e dos problemas e questões que ela enfrenta.
Como muito outro campo interdisciplinar (como ciência da computação, pesquisa operacional) a CI teve sua origem no bojo da revolução cientifica e técnica que seguiu a Segunda Guerra Mundial. Portanto, a CI está conseguindo os mesmos passos evolutivos de muitos outros campos. O ímpeto de desenvolvimento e a própria origem da CI podem ser identificados com o artigo de VANNEVAR BUSH.
BUSH fez duas coisas: (1) definiu sucintamente um problema crítico que estava por muito tempo na cabeça das pessoas, e (2) propôs uma solução que seria um ajuste tecnológico, em consonância com o espírito do tempo, além de estrategicamente atrativa ele