Ciência da Computação
Considerada uma linguagem e alto nível principalmente para aplicações científicas. ALGOL tem origem da palavra “Algorithmic language” (linguagem Algorítmica).
Começou a ser formulada em 1957 na Europa, por um grupo de cientistas de computação que então em 1960 definiram o Algol 60 por um documento. O “Revised Report on the Algorithmic Language Algol 60” publicado na década de 60 na revista “ Comunications of the ACM”. Nenhuma outra linguagem teve tão importância no projeto de programação de novas linguagens.
Clareza e elegância e suas duas características principais do ALGOL, baseada no bloco que tem uma linguagem metalinguística para definir em um bom desempenho sua sintaxe.
Suas versões são: Algol 68 , o Algol W (máquinas de IBM), e o Algol 6000/7000 da burroghs. Burroughs desenvolveu o hardware do computador B6700 que tem sua base na linguagem ALGOL.
Algol B6000/7000 uma linguagem comparada ao Algol 60 muito inferior, tendo ela fácil tratamento de E/S, fácil tratamento de cadeia de caracteres, acesso a bits de memória e fácil definição de macros.
ALGOL 58
Descendeu do FORTRAN. Generalizou muitos recursos e trouxe muitos conceitos novos. Uma das generalizações foi o conceito de não ligar a linguagem em qualquer máquina particular.
*Formalizou o conceito de tipo de dados
*instruções compostas.
*Permitiu que seus identificadores tivessem qualquer tamanho
ALGOL 60
O desenvolvimento do ALGOL 60 foi :
*Conceito de estrutura em bloco foi introduzido, permitindo a localização de partes do programa ao introduzir novos ambientes de dados ou escopos.
*Permissão de dois meios de passar parâmetros e subprogramas: por valor e nome.
*Procedimentos recursivos (O LISP já oferecia funções recursivas em 1959)
*Matrizes dinâmicas na pilha (stack-dinamic array) foram permitidas