Ciência Antiga e Ciência Moderna
*Aristóteles explica a física dizendo que o movimento, é a mudança do corpo que procura o seu lugar natural, ele dizia que corpos pesados tendiam para baixo e os corpos leves tediam para cima. Ou seja, uma pedra tende a cair (corpo pesado), e o fogo tende para cima (corpo leve).
*Aristóteles explica a organização do cosmo dividindo-o em “mundo supralunar” onde estão incluídos a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e a esfera das estrelas fixas, que seriam formados por uma substancia perfeita chamada éter e não haveria movimentos (perfeito), e o “mundo sublunar” onde a Terra seria incluída, e os corpos estão em constante movimento (imperfeito). E podemos dizer que é hierarquizado, porque classifica um mundo como mais importante que o outro.
A física e a astronomia constituíam em ciências diferentes porque a astronomia procurava as essências imutáveis, já a física era definida a partir do método dedutivo.
*As principais características da ciência na Idade Média é que ainda se valorizava o conhecimento teórico, ou seja, a ciência continuou sendo dedutiva, também não tinha instrumentos para ser feita as experiências, portanto a ciência medieval recusou uso da experimentação e retomou o pensamento aristotélico. Foi principalmente exercida por Arquimedes ainda com uma ciência dedutiva.
*O Santo Oficio tinha a função de examinar e ver se as doutrinas eram heréticas ou não, no caso se um livro fosse colocado a lista de obras proibidas o autor era condenado.
*As características da ciência medieval começaram a mudar porque começou a ser feito o uso exclusivo da razão podendo-se distinguir e comparar, submetendo-se a ser feito experimentações, sendo buscado o método adequado e principalmente foi o fim da ciência com a filosofia. E essa nova ciência foi principalmente exercida por Galileu