Citosina
Em 1536, em Sevilha, na Espanha, o jovem Ricardo Mendonza foi desafiado para um duelo por Don Antonio
Delibes, depois de uma discussão em uma taverna. Num sítio afastado, os dois dispararam um contra o outro, mas só Mendonza sobreviveu. Ele viveu até a velhice, com fama de valente, e nunca perdeu o orgulho por aquele violento episódio de sua vida.
Renasceu na Inglaterra, em 1680, com o nome de Thomas Redcliff, e teve uma vida dedicada ao mar. O gosto pelas aventuras e o fascínio pela guerra o levaram a se juntar à tripulação do lendário Edward Teach, mais conhecido como Barba Negra. Assim saciou sua sede de violência ao participar de mais de vinte ataques a embarcações, alguns dos quais deixaram o mar vermelho com o sangue das vítimas.
Sua encarnação seguinte teve início em 1792, novamente na Espanha. Agora teve como irmão mais velho o próprio homem de quem havia tirado a vida em um duelo, no século XVI. Os dois brigavam muito, desde crianças, mas aquele que havia sido Don Antonio Delibes tornou-se seu maior protetor, e o livrou de muitas enrascadas durante esta vida. Deste modo, Mendonza-Redcliff conseguiu levar uma vida plena e dedicada a sua mulher e filha. Morreu de tuberculose, aos 47 anos de idade.
Em 1888 retornava novamente à Terra, no lar de um comerciante em Londres. Desde criança sentia um peso enorme na consciência, sem saber o motivo, já que “nunca havia feito mal a ninguém”, como dizia a si mesmo. Aos dezesseis anos de idade, por se sentir inadequado ao mundo, tira a própria vida com um tiro no ouvido.
Renasce em 1970, surdo, no Brasil, com o nome de Marcos Souza. Os mesmos sentimentos de culpa da existência passada o assaltavam, agora intensificados. Porém, ao nascer em meio a uma família profundamente religiosa e com alta instrução acadêmica, sempre recebeu ótima orientação terapêutica desde a infância. Nunca saberia, nesta vida, que seus atuais pais e irmãos eram algumas de suas vítimas afogadas do tempo em que atuou como saqueador