Citologia
Os ácidos nucleicos são constituídos por três diferentes componentes:
Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico).
Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio. As bases nitrogenadas são cinco: adenina,citosina, guanina, timina e uracila; e destas somente as três primeiras são encontradas tanto no DNA quanto no RNA. A base nitrogenada timina ocorre somente no DNA, enquanto a uracila é uma base exclusiva do RNA.
Fosfato: um radical derivado da molécula do ácido fosfórico, composto químico responsável pelo caráter ácido dos ácidos nucleicos.
Número de cadeias: o DNA possui cadeia dupla, o RNA possui cadeia simples.
Tipo de açúcar: no DNA é a desoxxirribose, no RNA é a ribose.
Bases nitrogenadas: no DNA temos adenina, timina, citosina e guanina; no RNA temos adenina, uracila, citosina e guanina. Resumindo, timina só no DNA, uracila só no RNA.
Localização: o DNA está sempre no núcleo celular, o RNA pode ser encontrado dentro e fora do núcleo celular.
O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).
Homozigótico → Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos.
Heterozigóticos → Indivíduos em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si.
Lócus Gênico → Posição ocupada por um gene no cromossomo.
Nas células procariontes, aquelas que não possuem compartimentos separados por membranas, o DNA fica no citosol, organizado em uma região