citologia
PRÁTICA 02
“As Organelas Usinas de Energia da Célula”
MITOCÔNDRIAS
Roteiro de atividades:
1. Introdução: Conhecendo a Mitocôndria
2. Gênese: A teoria da Simbiose Celular
3. Origem: Como surgem as Mitocôndrias no interior das células
4. Função:“A Respiração Celular
5. Estrutura: Como são constituídas as Mitocôndrias
6. Visualização Microscopia: Lamina da Célula (Membrana e Núcleo)
Procedimentos:
Pesquisa sobre a Mitocôndrias
Analise da pratica em sala de aula
Filme documentário sobre o tema.
Fotos relacionadas a prática.
Conhecendo a Mitocôndria
As mitocôndrias se localizam na parte imersa do citosol, elas que produzem energia para as atividades celulares, seu número varia de dezenas a centenas, dependendo do tipo da célula, estão presentes em quase todos os seres eucariones(animais, plantas, algas, fungos e protozoários).
A mitocôndria em geral forma de bastonetes, possui duas membranas lipoprotéicas,uma externa e oura interna.
Estrutura interna das mitocôndrias
As mitocôndrias são delimitadas por duas membranas lipoprotéicas semelhantes às demais membranas celulares. Enquanto a membrana externa é lisa, a membrana interna possui inúmeras pregas – as cristas mitocondriais – que se projetam para o interior da organela.
A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas, além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas.
A respiração celular
No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular, processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O2), transformando-se em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e liberando energia.
C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia A energia liberada na respiração celular é armazenada em uma substância chamada ATP (adenosina trifosfato), que se difunde para todas as regiões da célula, fornecendo energia para as