Citologia
1. Delimitar o conceito de célula.
2. Descrever as estruturas citoplasmáticas.
3. Descrever a membrana celular e sua função.
4. Entender a função do núcleo.
5. Explicar como acontece a comunicação intercelular.
DELIMITAR O CONCEITO DE CÉLULA.
As células são unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Existem dois tipos básicos de células: as procariontes e as eucariontes. As células procariontes constituem as bactérias, são células menores, e que não apresentam envoltório nuclear separando o material genético (DNA) dos outros constituintes celulares. As células eucariontes constituem todos os seres vivos (com exceção, já dita, das bactérias) e possuem núcleo celular coberto por membrana, chamada carioteca ou envoltório nuclear, separando o material genético do restante do citoplasma.
Microtúbulos: Estão envolvidos na organização do fuso mitótico e na conclusão da citocinese. Pensava-se anteriormente que os centríolos eram necessários para a formação do fuso mitótico nas células animais. No entanto, as experiências mais recentes têm demonstrado que as células cujos centríolos foram removidos, ainda podem progredir na divisão celular. Além disso, moscas mutantes com falta de centríolos se desenvolvem normalmente, apesar das moscas adultas acusarem falta de flagelos e cílios.
Citoesqueleto: É uma rede complexa de microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários. Possui proteínas contráteis, auxiliando na movimentação e contração.
Citoplasma: Região entre a Membrana Plasmática e a Membrana Nuclear, ou seja, o interior da célula, o local onde está a maioria das organelas citoplasmáticas.
Complexo de Golgi: Empacota substâncias e endereça as mesmas a uma finalidade, podendo ser para digestão, secreção para fora da célula e secreção para dentro do citoplasma. Possui uma porta de entrada (chamada CIS) e uma porta de saída (chamada TRANS), por onde determinada substância entra de uma forma e sai empacotada e endereçada a uma