Citologia
1. TRANSPORTE PASSIVO
Transporte passivo ou difusão é o mecanismo de passagem natural de pequenas moléculas através da membrana plasmática que ocorre sem gasto de energia.
O transporte passivo é dividido em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
1.1. Difusão simples
É o tipo de transporte de um soluto através da membrana plasmática a fim de alcançarem a mesma concentração. Ela é feita através de um soluto apolar pequeno (até 24 átomos) que penetra através da MP. As principais substâncias que se movem por este processo são principalmente gases como o oxigênio e o gás carbônico.
1.1.1. Anemia Falciforme
É caracterizada pela má formação das hemácias, que ficam com forma semelhante à de uma foice. A anemia falciforme é causada pelo mau funcionamento da difusão simples. O que ocorre é a deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico no individuo que tem a doença.
Sintomas: Fraqueza, cansaço e palidez.
A doença é comum na áfrica, Oriente Médio e na Europa Mediterrânea.
1.2. Difusão Facilitada
É o transporte que ocorre a favor do gradiente de concentração, em que as substâncias atravessam a MP com a assistência de uma proteína transportadora que fica na superfície da membrana. A glicose e a insulina entram na célula através desse processo. Nesse tipo de difusão não há gasto de energia.
1.2.1. Diabetes
A má absorção de insulina pela célula acarreta a vários problemas, entre eles está a Diabetes Mellitus, que é uma doença do metabolismo da glicose.
Em relação à difusão facilitada, a Diabetes tipo II é a mais comum, pois as células não resistem à ação da insulina.
Sintomas: Aumento do apetite, impotência sexual, alterações visuais, etc.
Fatores de