Citologia
O Colesterol que ingerimos e produzimos é necessário e importante para várias funções e órgãos do nosso corpo. São utilizados para a formação das células, secreção de vitaminas, bile, hormônios esteróides e para a produção e armazenamento de energia. Devemos dosar o colesterol sanguíneo que é dosar o nível de "gordura", que poderão ser depositados nas paredes dos vasos sanguíneos formando uma placa chamada ateroma que obstrui a passagem de sangue e pode provocar doenças coronarianas graves.
QUARTA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2008
Painel 1 - O que é o colesterol? Estrutura,Origem e Função
ESTRUTURA QUÍMICA
Molécula que pertence ao grupo dos estérois, que são compostos esteróides combinados com álcool. Os esteróides possuem o núcleo composto de quatro anéis cíclicos( sendo três deles com 6 átomos de carbono e um com 5) e uma cadeia de hidrocarbonetos lateral.
O acetato é o único precursor que fornerce todos os átomos de carbono para sua biossíntese, porém as unidades de isopreno( unidades simples com 5 átomos de carbono) são essenciais nessa via que vai do acetato até o colesterol.
Acetato
Isopreno
Sua fórmula química é:C27H46O
Algumas propriedades do colesterol segundo suas estruturas moleculares:
- seu agrupamento -OH confere-lhe um fraco caráter anfifílico;
- seu sistema de anéis fusionados lhe fornece uma rigidez maior do que outros lipídeos de membrana;
- pode aparecer de forma esterificada, formando longas cadeis de ácidos graxos chamados estéres de colesteril;
- insolúvel em água e no sangue;
- transportado no plasma sangüíneo, para isso se liga a lipoproteínas
É o principal esterol nos tecidos animais. Em sua forma pura é um sólido cristalino, brando e inodoro.
ORIGEM
Pode ter origem exógena e endógena.
Exógena: proveninte da dieta alimentar de origem animal. É capturado no trato gastrointestinal, emulsificado, digerido por enzimas hidrolíticas, absorvidos por células da mucosa intestinal(enterócito), passa para a