Citologia
Trabalho entregue a disciplina de Biologia, sob a orientação da
Profª Aline, para obtenção de nota da IVª Unidade.
Salvador, Bahia
18 de novembro 2011
Colégio Estadual Alberto Santos Dumont
Alunas: Crislane Nascimento dos Santos Flávia Silva Santos Estevão
Série: 1º ano
Turma: M1
Turno: Matutino
Introdução
A citologia é uma ciência que foi descoberta por acaso, pelo inglês Robert Hooke, graças a grande invenção do microscópio que ajudou a vários cientistas a entender as células e as substancias que á compõe como os sais minerais, os glicídios e etc.
● Citologia
A maioria das células pode ser vista com o auxilio do microscópio. Assim, a citologia, ciência que estuda a célula, só se constituiu após o advento do microscópio. O inglês Robert Hooke, em 1667, observando fatias de cortiça ao microscópio, constatou a existência de pequenos compartimentos, aos quais deu o nome de célula. Na verdade, esses compartimentos eram apenas a parede celulósica que permaneceu intacta após a morte da célula. Graças a suas observações, Hooke é considerado o descobridor da célula. Mais tarde, em 1838, Mathias Schleiden e Theodor Schwann, após vários estudos e observações em microscópio, formularam a teoria celular, segundo a qual todos os seres vivos são formados por uma unidade morfofisiológica denominada célula. Atualmente o vírus é a única exceção a essa teoria, pois é acelulado, embora necessite de células para sua reprodução.
● Citoplasma
O citoplasma é constituído por um material mais ou menos viscoso , chamado hialoplasma que preeche o citossomo (espaço interno da célula compreendido entre a membrana plamática e a carioteca ou cariomembrana) . Nele estão mergulhadas estruturas consideradas vivas, os orgânulos do citoplasma ou