CITOLOGIA MODERNA
Apresentação
Este trabalho é uma breve revisão dos dados e conceitos recentes, relacionados a citologia moderna.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................ 03
1. Citologia Moderna.......................................................... 04
2. Fronteiras da célula no mundo....................................... 05
3. Tecnicas de preparação citologica.................................. 05
4. Papel da citologia no tratamento de doenças................. 06
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................... 08
REFERÊNCIAS........................................................................... 10
Introdução
Os antigos filósofos e naturalistas, especialmente Aristóteles na Antiguidade e Paracelso no Renascimento, chegaram à conclusão de que “todos os animais e vegetais, por mais complicados que sejam, estão constituídos por uns poucos elementos que se repetem em cada um deles”. Referíam-se às estruturas macroscópicas de um organismo, como as raízes, folhas e flores comuns aos diferentes vegetais e aos segmentos ou órgãos que se repetem no reino animal. Muitos séculos mais tarde, é que foi descoberto que atrás desta estrutura macroscópica existe todo um mundo de dimensões microscópicas.
Também conhecida por Citologia, a Biologia Celular é a parte da biologia responsável pelo estudo das células. Esse ramo da biologia é importante, pois as células são utilizadas para diferenciar o que possui e o que não possui vida. Além disso, essa estrutura é importante e fundamental para qualquer ser humano.As células começaram a ser estudadas a partir da invenção do microscópio, em 1950.
Citologia moderna
A Citologia (atualmente, denominada de Biologia Celular) é um dos ramos das ciências naturais. Sua história está intimamente relacionada com o