análise comparativa das músicas de Elis Regina e Gabriel Pensador
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar uma breve análise comparativa entre os textos das músicas “ Alô, Alô Marciano” de Elis Regina e “Astronauta” de Gabriel o pensador.
As composições musicais apresentam elementos da linguagem no momento em que nelas são expressadas fatos do cotidiano, representando assim a realidade de cada época.
Elis Regina Carvalho Costa, conhecida por sua voz e personalidade, surgiu dos festivais da música popular brasileira e representou o período da ditadura na década de 1980, demonstrando emoções contrárias em uma mesma música com sua apresentação dramática, envolvendo diferentes saberes e práticas do conhecimento.
Com o tempo a música popular brasileira passou por um processo de modificação, no qual alguns ideais se perderam e outros vêm se adequando a cada momento da sociedade.
Gabriel Coutino mais conhecido pelo nome de Gabriel o Pensador, ganhou espaço entre os raps for falar o que pensa.
Embora hoje a realidade seja diferente da época em que foi escrita a letra de “Alô,Alô Marciano” , há ainda diversos fatores questionáveis e a música continua sendo uma forma de linguagem que nos leva a reflexões, manifestações, expressão de desejos e apresenta o senso crítico da sociedade.
A música “Alô, Alô Marciano é objetiva, tem uma linguagem mais formal e apresenta um tema com muito humor e ironia. High Society (alta sociedade) era como os autores definiam a classe média do discurso decorado e conveniente à sua condição social e ao mesmo tempo alienado com o que se passava no país naquele período histórico, as Guerras do Golfo, das Malvinas e a do Irã e Iraque .Apresenta também a gíria popular daqueles tempos “duros”.
O interlocutor na música é um marciano, portanto está em outro planeta e sabe pouco sobre o nosso. “Aqui quem fala é da Terra, pra variar estamos em guerra”, “ O ser humano ta na maior fissura”, “Down the high society”, “A