citoesqueleto
Espessura
Comprimento
Aparelho de golgi
Perixossomos
Entre 0,1 e 0,5 µm
Membrana plasmática
6 a 10 nm
Reticulo endoplasmático
Citoesqueleto
44 nm
Ribossomos
20 a 30 nm
Citosol
Citoplasma
30 µm
Mitocôndrias
1 µm
Núcleo
5 µm
Cloroplastos
3 a 5 micrometros 1 a 2 micrometros
Lisossomos
0,05 micrometros
Cromossomos
O Citoesqueleto é responsável por manter a forma da célula e as junções celulares, auxiliando nos movimentos celulares. É constituído por proteínas bastante estáveis filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtubulos e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina.
Microtúbulos[editar]
Os microtúbulos são os mais espessos, os mais grossos, possuindo 25 nanômetros de espessura. São formados por proteínas , as tubulinas, que por sua vez se dividem em α (alfa) e β (beta), e em duas subunidades, então quando duas dessas subunidades se ligam formam uma tubulina. E quando varias tubulinas se ligam, a parte alfa de uma com a parte beta da outra, formam protofilamentos, e treze desses protofilamentos unidos, formam um microtúbulo. Vale lembrar também que, além das tubulinas α (alfa) e β (beta), existe as γ-tubulina (gama-tubulinas) que possuem papel fundamental na formação dos microtubulos, pois são como "moldes em forma de anel" por onde a polimerização das outras tubulinas se orientam.
Formados a partir dos centrossomos ou centríolos, são responsáveis pelo movimento celular, movimento de partículas na superfície da célula e pelo movimento intracelular, formam a base de cílios e flagelos, compõe as fibras de fuso necessárias para a separação dos cromossomos durante a divisão celular. Enunciando uma analogia simples, os microtúbulos atuam como uma espécie de "andaime" para a célula.
Filamentos de actina são mais finos porque possuem apenas dois profilamentos de proteína actina. Esses