citação direta e indireta
2. “O bioma Cerrado abrange cerca de 2 milhões de km2, equivalente a quase um quarto do território nacional” (RIBEIRO & WALTER, 2008).
3. “Pensar sobre a questão ambiental é compreender que o homem está direta e indiretamente ligado a ela, e assim sucessivamente. A partir daí, entender a sociedade é também entender os problemas ambientais que perpassam suas inter-relações, ou seja, a questão ambiental é extremamente relevante para a sociedade porque se trata essencialmente de sobrevivência.” (MACHADO, 2010, p. 15)
4. “A dimensão territorial do Cerrado, a sua localização estratégica, a riqueza natural de suas águas, a facilidade de mecanização de seu solo devido o relevo plano dos tabuleiros longos, a proximidade dos centros hegemônicos da economia nacional, a infraestrutura urbana, resultam numa operação costurada por pactos políticos, primeiramente entre oligarquia local e o Estado nacional. Posteriormente entre o Estado nacional e a burguesia internacional” (CHAVEIRO, 2008, p. 88).
5. “A falta de entendimento sobre a complexidade da paisagem e uma percepção, muitas vezes, condicionada por estudos que explicam o ecossistema Cerrado apenas a partir da fisionomia vegetal, fez com que os olhares contemporâneos desconsiderassem os demais aspectos que compõem o cerrado, tais como a fauna, a hidrografia, a topografia e, principalmente, a cultura dos povos” (SILVA, 2005, p. 37)