Cita Es APS PARENTAL
Alexandra Ullmann
Advogada e psicóloga "Uma criança ter um pai morto em vida, matar a imagem de um pai ou uma mãe dentro de si, é muito complicado para a criança conseguir sobreviver a isso" Armstrong Oliveira
Advogado
"Quando se aliena um filho, tirando dele a possibilidade de ter outro genitor de ser criado pelo o outro, está ai tirando o direito da personalidade previsto no código civil, direito ao nome, direito a família, direito ao sangue, sendo todos direitos irrenunciáveis. Sendo direitos irrenunciáveis, genitor nenhum tem direito de tirar esse direito da criança”.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo analisar de forma ampla o tema da Alienação Parental, como principal enfoque na identificação da síndrome, seus efeitos, sua aplicação legal e suas consequências. Apesar de o tema ser reconhecido desde a década de 80 e, após isso, ser matéria constante nas lides de Direito da Família, somente foi posto no ordenamento jurídico brasileiro em 2010. Esse trabalho apresenta citações e referência de psicólogos, advogados e até antropólogos.
O documentário a “morte inventada” de Alan Minas, da diretriz a esse trabalho acadêmico, bem como seus depoimentos de vitimas dessa prática e faz refletir sobre as consequências da alienação parental.
2. ALIENAÇÃO PARENTAL Alienação parental é a interferência na formação psicológica da criança adolescente, promovida ou induzida por um dos genitores, (pelos avos ou pelos que tem a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância) para que repudie o genitor, ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou a manutenção de vínculos com este.
3. QUAL É A ORIGEM DA EXPRESSÃO SAP? E O QUE ISSO SIGNIFICA?
A chamada Síndrome de Alienação Parental (abreviada como SAP) é um termo conceituado pelo psiquiatra infantil Richard A.Gardner. Ele descreve a SAP como um disturbio no qual a criança, induzida de forma continua e direta pelo alienador, passe a sentir repúdio a um dos