CIRURGI O DENTISTA
CIRURGIÃO DENTISTA
RESPONSABILIDADE CIVIL
DO CIRURGIÃO DENTISTA
A responsabilidade vem definida por Savatier de acordo com a doutrina de Rodrigues (2002. p. 06), “como a obrigação que pode incumbir uma pessoa a reparar o prejuízo causado a outra, por fato próprio, ou por fato de pessoas ou coisas que dela dependam”. Conforme, conceitua a doutrinadora Diniz (1999, p. 09):“
É a aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar dano moral ou patrimonial, em razão de ato por ela mesma praticado, por pessoa por quem ela responde, por alguma coisa a ela pertencente ou de simples imposição
.
legal”
• As primeiras lavouras apareceram nas regiões litorâneas e logo se desenvolveram com destaque nas capitanias de São
Vicente
e
Pernambuco. Para formar as lavouras, os portugueses utilizaram a formação de grandes propriedades de terra. O uso de grandes lavouras era necessário para que os lucros com a cana-deaçúcar fossem elevados e vantajosos para os produtores e para o governo português.
• Contudo, a formação dessas grandes lavouras também exigia a disponibilidade de um grande número de trabalhadores. Em
Portugal seria impossível encontrar toda essa mão de obra, já que o país tinha uma população insuficiente para atender essa necessidade. Foi então que as lavouras exigiram o uso da mão de obra dos indígenas ou dos africanos. Em ambos os casos, querendo lucrar ao máximo, os portugueses utilizaram a mão de obra desses dois grupos humanos por meio do trabalho escravo.
• Na organização das lavouras, os donos das fazendas instalavam suas casas nas regiões mais elevadas do terreno. Chamada de “casa grande”, a residência do senhor das terras ficava na parte mais alta por razões estratégicas. Fixando-se nessas regiões poderiam fiscalizar as atividades na lavoura e, ao mesmo tempo, se antecipar a uma possível revolta dos escravos.
• Os escravos, por sua vez, ficavam na chamada senzala.
Nesse
lugar se amontoavam e tinham quase nenhum
conforto