Ciruitos Ressonantes
Disciplina: Circuitos II
Circuitos Ressonantes
Alunos:
Diogo Zwan
Magnus Neuhaus
Roberto Dahmer
Sávio dos Santos
Professor: Lucas de Carvalho
Santo Ângelo, julho de 2014.
Introdução
A impedância e a admitância de circuitos RLC série e paralelo tem um comportamento complicado em relação a frequência, existem valores de frequência que fazem com que a parte reativa complexa se anule, ficando puramente resistiva , para estas frequências dizemos que o circuito esta em ressonância, que é o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Os circuitos ressonantes mais simples contêm apenas um indutor e um capacitor, além de resistores. A ressonância é diferente se o indutor e o capacitor estão ligados em série ou em paralelo. Os circuitos ressonantes são utilizados principalmente como filtros. Na frequência de ressonância, o capacitor e indutor em série podem ser substituídos por um fio, ou seja, um curto-circuito, e o capacitor e indutor em paralelo podem ser substituídos por um circuito aberto.
Circuito ressonante série (RLC):
Como estes tipos de circuitos são largamente utilizados em sistemas de comunicação o comportamento de circuitos básico funciona da seguinte forma:
Para o circuito mostrado a seguir temos que na freqüência onde wL = 1/(wC) corresponde a freqüência de ressonância, dado por:
Onde este circuito apresenta a sua impedância variando com a freqüência conforme está mostrado no gráfico a seguir, podemos reparar que existe a marcação de dois outros pontos de freqüência, em torno de fo, estas freqüências f1 e f2 indicam os pontos de meia potência, e elas delimitam a banda passante do circuito RLC, que se relaciona com a fator de qualidade do