circulação dos vertebrados
Circulação nos vertebrados
Circulação nos vertebrados
Ocorre a circulação fechada, ocasionando-se em dupla ou simples.
1. Circulação fechada simples
A circulação fechada simples se constitui no tipo venoso, na qual, somente um tipo de sangue passa pelo coração.
O sangue é disperso pelo coração, engloba as veias totais do corpo, retornando ao coração. Ex: peixes.
2. Circulação fechada dupla
A circulação fechada dupla se constitui no tipo de sangue venoso e arterial, estes dois tipos circulam pelo coração. Quando sangue percorre entre o ventrículo direito e o átrio esquerdo, e passa pelo pulmão, ele está realizando o ciclo ou circulação pulmonar. Já no ciclo geral, por meio do sistema arterial o sangue venoso sai do ventrículo esquerdo e percorre todo o corpo, retornando em seguida, para o átrio direito.
A circulação fechada dupla será completa a partir do momento em que o sangue venoso não cruzar ou se confundir com o sangue arterial, por outro lado ela se torna incompleta a partir do momento em que o sangue se cruzar e se confundir com o sangue arterial. Este tipo de circulação completa tem uma enorme importância para o organismo, pois ela realiza a condução de nutrientes e de gases respiratórios, e catabólitos.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/sistema-circulatorio/circulacao-nos-vertebrados.html#ixzz3G4FsJ6da
Pag. 2
Os corações dos vertebrados
Quadro comparativo da circulação nos vertebrados
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/sistema-circulatorio/os-coracoes-dos-vertebrados.html
Pag. 3
Conclusão:
O coração funciona como uma bomba, dando pressão ao sangue para que este circule por todo nosso corpo através dos vasos sanguíneos. Quanto mais próximo do coração, mais pressão tem o sangue, contudo; à medida que os vasos sanguíneos vão se ramificando, sua pressão vai diminuindo.