CIRCULA O DOS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS
DOS
VERTEBRADOS E
INVERTEBRADOS
Pedro Picoli e Marcos Wagner
3º C
CIRCULAÇÃO DOS VERTEBRADOS
Os
vertebrados apresentam um sistema circulatório fechado com artérias e veias, que levam e trazem sangue a um coração muscular que pode ter duas, três ou quatro câmaras.
Denominas-se sangue
arterial o sangue rico em oxigênio, proveniente das brânquias ou dos pulmões, e sangue venoso aquele rico em gás carbônico, recolhido dos tecidos.
Geralmente
as artérias transportam sangue arterial e as veias, sangue venoso. No entanto, a artéria pulmonar (do coração ao pulmão) conduz sangue venoso, e a veia pulmonar (do pulmão ao coração) transporta sangue arterial.
A
circulação nos vertebrados pode ser simples, quando o sangue passa apenas uma vez no coração em cada ciclo completo, ou dupla, quando passa duas vezes. A circulação é dupla em todos os vertebrados pulmonares e simples naqueles que apresentam brânquias.
A circulação
dupla pode ser incompleta, quando ocorre mistura entre sangue arterial e venoso em algum ponto do sistema, ou completa, quando isso não ocorre.
CIRCULAÇÃO DOS
INVERTEBRADOS
Ocorre
a circulação fechada, ocasionando-se em dupla ou simples.
Circulação
fechada simples
A circulação fechada simples se constitui no tipo venoso, na qual, somente um tipo de sangue passa pelo coração.
O
sangue é disperso pelo coração, engloba as veias totais do corpo, retornando ao coração. Ex:peixes.
Circulação fechada dupla
A circulação fechada dupla se constitui no tipo de sangue venoso e arterial, estes dois tipos circulam pelo coração. Quando sangue percorre entre o ventrículo direito e o átrio esquerdo, e passa pelo pulmão, ele está realizando o ciclo ou circulação pulmonar. Já no ciclo geral, por meio do sistema arterial o sangue venoso sai do ventrículo esquerdo e percorre todo o corpo, retornando em seguida, para o átrio direito.
A
circulação fechada dupla será completa a partir do momento em que o sangue venoso não