Circuitos2
1 INTRODUÇÃO
O estudo de circuitos elétricos trifásicos é um caso particular e importante dentro dos estudos de circuitos polifásicos, ou seja, circuitos que possuem mais de uma fase. Por alguns fatores significativos, como a economia de energia elétrica e outras razões técnicas, este tipo de sistema, se tornou um padrão em termo mundial quando falamos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, sendo que o mesmo além de ser um sistema trifásico, pode ser aplicado também em cargas monofásicas e bifásicas sem que o mesmo sofra alterações em sua configuração.
Em um sistema elétrico trifásico, é possível obter mais de um valor de tensão elétrica, sendo o valor de tensão de fase e o valor de tensão de linha, isso varia com os tipos de ligações trifásicas, podendo ser usadas nas fontes ou nas cargas, sendo elas, basicamente dois tipos, a estrela e o triângulo, também conhecido como delta. Este fator é outro motivo que propicia o uso de sistemas trifásicos, para trabalhar com mais de um valor de tensão nos circuitos.
Existem tipos de conexões elétricas trifásicas, sendo basicamente quatro tipos, a estrela-estrela, estrela-triângulo, triângulo-triângulo e triangulo-estrela, podendo essas conexões ser equilibradas ou não. Esses tipos de conexões são usados para ligar três fontes geradoras e três cargas consumidoras.
Um sistema elétrico trifásico sendo equilibrado, ou seja, tendo todas as fontes com magnitude de mesmo valor, pode ser decomposto de forma a representar três sistemas monofásicos. A partir disso, é possível descrever que a potência em um sistema trifásico é a soma da potência consumida em cada fase, totalizando em três vezes o valor da potência de cada fase.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo Geral
Realizar experimentos práticos com o objetivo geral de comprovar através de medições elétricas, as relações de linha e de fase, da tensão e da corrente elétrica, dos tipos de conexões em sistemas trifásicos. Também comprovar os