circuitos
Durante a aula pratica realizamos 3 experiências, onde utilizamos um módulo universal, um cartão de experiências e um multímetro :
De acordo com a ordem do manual prático a primeira experiência foi a respeito de curto-circuito e de aberturas (ou circuitos abertos).
Um curto-circuito caracteriza-se por ser um percurso de uma ponta a outra em um material condutor, ou seja, que apresenta baixa resistência à passagem de corrente elétrica e consequentemente baixa queda de tensão. Um curto ideal não oferece resistência a corrente e não há queda de tensão.
Uma abertura caracteriza-se por uma resistência muito alta durante o percurso da corrente elétrica, tal que a corrente que passar deve ser mínima, muito próximo de 0. A tensão aferida em uma abertura será sempre a tensão aplicada ao circuito.
Seguindo os procedimentos do manual prático, aferimos algumas correntes e tensões com o multímetro em diferentes pontos do cartão de experiências regulando a tensão pelo potenciômetro do módulo universal, assim pudemos observar se ocorria um curto-circuito ou um circuito aberto de acordo com as chaves do cartão, se estavam abertas ou fechadas.
O segundo experimento era sobre resistores e resistências equivalentes: Resistores são dispositivos eletrônicos que têm a funções como limitar a corrente elétrica, causar quedas de tensões ou até transformar energia elétrica em energia térmica através do efeito joule; resistência equivalente é o resultado calculado da resistência do circuito quando nele há mais de um resistor, o modo de se calcular varia de acordo com o posicionamento dos resistores (serie ou paralelo).
Muitas vezes precisamos calcular a resistência equivalente do circuito que utiliza 2 ou mais resistores, seja em serie ou em paralelo ou até mesmo “montar” uma resistência desejada com mais de um resistor. Utilizamos então nesta segunda experiência algumas teorias e formulas que nos ajudaram a chegar no resultado desejado. Essas teorias são:
Para “N”