Baixa idade média
O crescimento economico da Europa sofreu uma crise de retração. O demasiado crescimento demografico exigia mais alimentos do que o sistema feudal conseguia produzir, ou seja, com a fome do povoado, os organismos estavam mais propensos a doenças. Ente 1317 e 1385, a Europa passou por secas que reduziram as colheitas, agravando a situaçao de fome. Pessoas morrendo, casas amontoadas, ruas estreitas e dejetos escorrendo pelas ruas eram focos de infecção e contagio. O que piorou em 1348, com a chegada da Peste Negra, que matou cerca de um quarto da população europeia. Isso abalou e muito o desenvolvimento do capitalismo.
A recuperação começou no sec XIV. O sec. XV foi marcado com um surto economico, o que ocasionou um crise de desenvolvimento. A solução para essa nova crise seria a abertura de mercados extraeuropeus, consumidores e fornecedores, o que explica a Expansão Maritimo-Comercial Europeia, consolidando o capitalismo comercial e a desintegração do feudalismo na Europa.
5. A cultura na Baixa Idade Média
O renascimento Comercial e Urbano trouxe consigo um acentuado desenvolvimento intelectual, então foram criadas as primeiras universidades. As primeiras