Circuitos Pneumaticos Eduardo Basso
Descrição: Na condição de repouso o ar pressurizado entra na válvula pela via 1, sendo que esta oferece o bloqueio a sua passagem. Ao mesmo tempo, a via 2 esta em conexão com a via 3 e o cilindro encontra-se retrocedido. Ao pressionarmos o botão, promoveremos a mudança do estado da válvula. Fazendo a movimentação interna do carretel, colocando em conexão a via 1 com a via 2, e assim possibilitando o avanço do cilindro. Ao deixarmos de pressionar o botão. A mola de retorno da válvula fará com que ela volte a condição de repouso, ao mesmo tempo que a mola interna ao cilindro promoverá o seu retrocesso, deixando o circuito na condição de Stand By novamente.
Circuito 02 – Cilindro de simples ação com Inter travamento, comandados por válvula direcional 3/2 vias, com retorno por mola e acionada por botão manual.
Descrição: Na condição de repouso o ar pressurizado entra na válvula pela via 1, sendo que esta oferece bloqueio a sua passagem. Ao mesmo tempo, a via 2 esta em conexão com a via 3 e o cilindro encontra-se retrocedido. Ao pressionarmos o botão, promoveremos a mudança do estado da válvula, o ar é liberado e o botão ficará travado, entrando na via 1 passando pela via 2 e chegando ao cilindro onde ficará travado. Quando apertamos novamente o botão ela irá destravar e o ar vai passar na via 2 e desviando para a via 3 para a saída do ar.
Circuito 03 – Circuito de simples ação com duplo acionamento por botão, comandados por válvula direcional 3/2 vias, com retorno por mola e acionada por botão manual.
Descrição: Na condição de repouso ar pressurizado entra na válvula pela via 1, sendo que esta oferece bloqueio a sua passagem. Ao mesmo tempo, a via 2 esta em conexão com a via 3 e o cilindro encontra-se retrocedido. Ao pressionarmos o primeiro botão promovemos a mudança do estado da