Circuitos monofásicos e trifásicos
Sistema monofásico, ou de fase, é um sistema de produção, distribuição e consumo de energia elétrica que consiste em uma única fase AC e, portanto, toda a tensão varia da mesma forma. A distribuição de energia elétrica monofásica é usada quando as cargas são, frequentemente, usadas para a iluminação, aquecimento e pequenos motores elétricos, por exemplo. A alimentação monofásica ligada a um motor elétrico AC não irá produzir um campo magnético rotativo, de modo que o circuito adicional necessita de motores em fase inicial, e são incomuns ultrapassarem os 10kW. Na qual a tensão e a corrente dependerá do país ou região onde é usado 230 ou 115 Volts, com freqüência de 50 ou 60 hertz.
SISTEMA TRIFÁSICO
O sistema trifásico é a forma mais comum de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-o muito mais eficiente.
O estudo dos circuitos trifásicos é um caso particular dos circuitos polifásicos. Por razões técnicas e econômicas o sistema trifásico tornou-se padrão em geração, transmissão e distribuição dentre todos os sistemas polifásicos.
Os sistemas trifásicos possuem a flexibilidade de poder atender cargas monofásicas, bifásicas e trifásicas sem qualquer alteração em sua configuração, porém as cargas não trifásicas ocasionam desequilíbrio no sistema.
As cargas trifásicas podem ser interligadas ao sistema de dois modos distintos:
Em estrela, também chamado de Y: um dos terminais das cargas é conectado a uma das fases do sistema enquanto o outro terminal é conectado a um ponto comum que é o neutro utilizado para se medir as tensões de fase.
Em triângulo, também chamado de delta: um dos terminais das cargas é conectado a um outro terminal de outra carga e as fases do sistema são interligadas nos pontos de junção dos terminais da