circuitos elétricos
INTRODUÇÃO
O circuito elétrico pode ser definido como uma interligação de componentes básicos (fontes de tensão, fontes de corrente, resistores, capacitores, indutores) formando pelo menos um caminho fechado.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
OBJETIVO
Aplicar na prática o que foi estudado em aula sobre circuitos elétricos, e observar os resultados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Corrente elétrica:
É o movimento ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios.
Potência elétrica:
É a taxa de transferência de energia para um componente. Nos circuitos elétricos ela é definida pelo produto entre tensão e corrente em dois terminais.
Tensão elétrica:
Pode ser definida como a diferença de potencial entre dois pontos. Isto é, a quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica, portanto, o gerador necessita liberar energia elétrica para movimentar uma carga eletrizada.
Lei de Ohm:
Afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.
Lei de Kirchhoff:
A Lei de Kirchhoff das tensões (LKT) estabelece que é nulo o somatório das quedas e elevações de tensão ao longo de um caminho fechado de um circuito eléctrico.
A Lei de Kirchhoff das correntes (LKC) estabelece que é nulo o somatório das correntes incidentes em qualquer nó de um circuito eléctrico.
MATERIAIS UTILIZADOS
Protoboard
Multímetro
Fonte de tensão ajustável
Resistores
Cabos e conectores
MÉTODOS
Primeiramente foi ajustada a fonte de tensão na voltagem adequada, em seguida plugado a conexão no protoboard, trabalhando com