Circuitos eletrônicos simples
Introdução
Vamos apresentar neste trabalho uma série de Circuitos da área de Eletrônica bastantes simples. Não constituem novidades para 'os cobras criadas' mas, com certeza, tais montagens servirão de base para os iniciantes nos cursos de eletrônica. Além disso, não menos importante, eles servirão para consolidar o manuseio dos componentes eletrônicos, suas identificações, seus códigos de leitura, suas propriedades, funcionamento, etc. As alterações dos valores dos componentes nestes circuitos, ou seja, a experimentação propriamente dita, é exatamente o que os torna útil. Os professores de tais Cursos poderão incluir detalhes e cálculos em todos eles.
Circuito 1 - Multiplicando por 200!
O máximo em simplicidade ... mas amplifica 200 vezes a corrente elétrica que circulará entre seus dois dedos de um mesma mão! Qualquer transistor NPN poderá ser utilizado nesta montagem.
Interligue o LED, o resistor de 220 ohm e o transistor conforme se ilustra no esquema acima. Se não quiser fazer solda alguma, poderá usar de um conector Sindall de 5 seções. Com dois dedos de uma mão toque nos pontos indicados para acender o LED. Pode experimentar também o indicador e o polegar de cada mão apertando os terminais indicados.
Seu corpo apresenta uma resistência elétrica e, quando se aplica uma tensão elétrica entre dois de seus pontos, uma pequena intensidade de corrente elétrica circulará entre eles (dedos). O transistor amplificará a intensidade desta corrente entre seus dedos em cerca de 200 vezes e esta será suficiente para iluminar o LED.
Circuito 2 - Multiplicando por 30 000!
Este segundo circuito simples, no qual acrescentamos mais um resistor e um transistor, é o amplificador do amplificador anterior.
Este novo transistor amplificará cerca de 200 vezes a intensidade de corrente elétrica que irá circular entre seus dedos (de uma mesma mão ou um de cada mão). Como o próximo transistor multiplicará esta corrente em cerca de 200 vezes, o ganho