CIRCUITOS ELETRICOS
Circuitos
Cap. 27: Circuitos
Índice
Força Eletromotriz
Trabalho, Energia e Força Eletromotriz
Calculo da Corrente de um Circuito de uma Malha
Diferença de Potencial entre dois Pontos
Circuitos com mais de uma Malha
O Amperímetro e o Voltímetro
Circuitos RC
Cap. 27: Circuitos
Força Eletromotriz
Para Produzir uma corrente elétrica estável, Precisamos de uma “bomba” de cargas, um dispositivo que realizando trabalho sobre os portadores de carga, mantenha a diferença de potencial constante entre dois terminais. Esses tipos de dispositivos são denominados de fonte de tensão ou simplesmente fonte.
Exemplos:
Dizemos que uma fonte de tensão produz uma força eletromotriz, (fem) E , o que significa que submete todos os portadores de cargas a uma diferença de potencial.
Por razões históricas o termo força eletromotriz é usado para designar a diferença de potencial produzida por uma fonte, embora não se trate de uma força.
Obs. Capacitores não são bons exemplos de fontes de tensão pois à medida de os elétrons migram de uma placa para outra a diferença de potencial não permanece constante. Cap. 27: Circuitos
Força Eletromotriz
Em um intervalo de tempo dt, uma carga dq passa por todas as seções retas do circuito, como aa’. A mesma carga que entra no terminal de baixo potencial da fonte, sai no terminal de alto potencial.
Para que a carga dq se mova dessa forma, a fonte deve realizar sobre a carga um trabalho dW. Dessa forma definimos a força eletromotriz através desse trabalho:
dW
E dq Definição de força eletromotriz
Uma fonte de tensão ideal é aquela na qual não existe resistência alguma ao movimento de cargas. A diferença de potencial independe da corrente!
Uma fonte de tensão real possui resistência interna que se opõe ao movimento das cargas. Sendo assim, quando uma fonte está ligada ao circuito, a diferença de potencial é menor que a força eletromotriz.
Cap. 27: Circuitos