circuitos eletricos
Curso: Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica
Disciplina: LED (Leitura e interpretação de Desenho) INA (Informática Aplicada)
Docente: Adnilson César Mantuani
Sem. 1/Ano 2014
Aluno/Nº:
João Paulo Silva Rodrigues Nº12
Índice: Grandezas Elétricas Tensão elétrica Corrente elétrica Resistência elétrica Potência elétrica Circuito elétrico Circuito elétrico residencial
Grandezas Elétricas
Tensão elétrica: A ddp entre dois corpos eletrizados é denominada de tensão elétrica. A tensão entre dois pontos pode ser medida por meio de instrumentos. A unidade de medida de tensão é o volt, que é representado pelo símbolo V.
A existência de tensão é imprescindível para o funcionamento dos aparelhos elétricos. Para que eles funcionem, foram desenvolvidos dispositivos capazes de criar um desequilíbrio elétrico entre dois pontos, dando origem a uma tensão elétrica. Genericamente esses dispositivos são chamados fontes geradoras de tensão.
Corrente elétrica: A corrente elétrica é a forma pela qual os corpos eletrizados procuram restabelecer o equilíbrio elétrico. Para que haja corrente elétrica, é necessário que haja ddp e que o circuito esteja fechado. Logo, pode-se afirmar que existe tensão sem corrente, mas nunca existirá corrente sem tensão. Isso acontece porque a tensão orienta as cargas elétricas. O símbolo para representar a intensidade da corrente elétrica é a letra I. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampère, que é representado pelo símbolo A.
Resistência elétrica: Resistencia elétrica é a oposição que um material apresenta ao fluxo de corrente elétrica. Portanto, a resistência elétrica de um material depende da facilidade ou da dificuldade com que esse material libera as cargas para a circulação. A unidade de medida da resistência elétrica é o ohm, representado pela letra grega Ω.
Potência elétrica: É a