estágio
MARKETING
2.1REVISÃO DA LITERATURA
O marketing é importante para viabilizar o produto que a empresa produz para atender os desejos e necessidades do consumidor, por isso deve-se usar de ferramentas e abranger um estudo dando enfoque em pontos que atinjam o objetivo principal a que a empresa se propõe.
Na concepção de KOTLER (2000, p.34) o marketing “consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo.” Sendo que a forma com que a empresa é administrada, seus meios e formas de ação determinam os resultados que almeja e a produtividade enquanto lucro, devendo ser levado em consideração à ambiência no sentido geral administrativo empresarial:
O ambiente geral é formado por seis componentes: ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente natural (meio ambiente), ambiente tecnológico, ambiente político-legal e ambiente sócio-cultual. Esses ambientes contêm forças que podem produzir um impacto importante sobre os participantes do ambiente de tarefa. Participantes do mercado devem prestar muita as atenção nas tendências e nos acontecimentos desses ambientes e realizar ajustes oportunos em suas estratégias de marketing.
A empresa deve estar sempre vigilante quanto às mudanças que ocorrem em não apenas e seu contexto social, mas também no âmbito estadual e nacional, sempre se adequando as novas tendências e priorizar a satisfação do cliente com produto de qualidade e prezar pelo preço justo imposto ao produto, escolhendo ainda a forma que será apresentada a sua clientela. KOTLER (2000) apresenta o que diz MacCarthy por sua criação dos 4ps do Marketing, sendo eles o produto, preço, praça e promoção, onde se pode ofertar um mix de produtos, sendo levados em consideração a alta eficiência de produção, baixo custo e distribuição em massa:
Gerentes e empresas orientados para a produção concentram-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa. Eles supõem que os consumidores estejam