Artigo a nova esquerda e o Neoliberalismo
Trabalho de Econômia Política
Nova Esquerda
A
Nova Esquerda é um termo utilizado para se referir aos movimentos políticos de esquerda surgidos em vários países a partir da década de 1960. Eles se diferenciam dos movimentos esquerdistas anteriores que haviam sido mais orientados para um ativismo trabalhista, e adotam uma definição de ativismo político mais amplo, comumente chamado de ativismo social.
Na Europa, a Nova Esquerda foi um movimento intelectualmente dirigido, que buscava corrigir os erros dos antigos partidos de esquerda no período do pós-guerra. O movimento começou a perder força na década de 1970, quando ativistas ou se engajavam em projetos partidários, desenvolviam organizações de justiça social ou se tornaram inativos no movimento.
Ao invés de focar-se na economia, a Nova Esquerda voltou a atenção para a cultura ocidental tratando de temas como raça, gênero, sexualidade e elitismo tanto quanto do papel econômico do conceito de classe.
As principais influências foram: Paul Sweezy, Assar Lindbeck e até mesmo o EX-BEATLE John Lennon por causa de suas ideologias políticas. Através de sua influência, lutava pelo fim da Guerra do Vietnã e também forçava a derrota de Richard Nixon nas eleições de 1972, em razão disso quase foi deportado.
Neoliberalismo
A partir da década de 1970, a supremacia do modelo capitalista sob o estagnado projeto de desenvolvimento dos países socialistas marcou uma nova fase da política internacional. Com o passar do tempo, o novo ritmo das empresas e mercados forçou uma repaginação dos moldes de orientação política do Estado para com a sua economia. A necessidade de crescimento constante passou a conviver com a elaboração de formas de se conter um possível colapso da economia mundial.Foi assim que surgiram os primeiros teóricos da doutrina neoliberal. Para esses novos pensadores da economia, um governo só pode manter o equilíbrio dos preços do mercado interno fazendo uso