Circuitos El[etricos
1.1 - Resistor
É um componente que possui a propriedade da resistência, é representado pela letra R e sua unidade é o ohm. Tem a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar acorrente elétrica em um circuito.
1.2 - Resistência
É a propriedade do resistor de se opor a passagem da corrente elétrica.
1.3 - Propriedades dos resistores
• Se opor a passagem da corrente elétrica;
• Tensão sempre em fase com a corrente;
• É um bipolo ôhmico;
• É inversamente proporcional a potência;
• É inversamente proporcional a corrente;
• É diretamente proporcional a tensão;
1.4 Associações de Resistores
Uma forma de se obter uma resistência de um determinado valor, é associando resistências, de duas formas: em série e em paralelo.
Associação em Série: Na associação em série, o resultado será igual a soma de todas as resistências.
Associação em Paralelo: Quando associamos resistências em paralelo, obteremos um resistor de menor valor que pode ser calculado com a seguinte fórmula: Rt = 1/(1/r1 + 1/r2 + 1/Rn).
1.5 - Tipos de Resistores Resistores de Carvão: São os mais antigos e geralmente mais baratos. Neles, os grãos de carvão são misturados com um material de preenchimento e inseridos em um envoltório tubular. Nos primeiros resistores, o carvão era misturado com borracha vulcanizada, contudo, hoje utiliza-se um preenchimento cerâmico. O valor da resistência é determinado pela quantidade de carvão adicionada à mistura. Possuem uma faixa de tolerância maior (10% a 20%), ou seja, seu valor não pode ser determinado com muita precisão. São mais apropriados para aplicações que envolvem grandes picos de tensão, em relação a outros tipos de resistores. Resistores de Filme Metálico: São feitos de pequenos bastões de cerâmica revestidos por uma liga metálica ou de óxido metálico. O valor da resistência é