circuito
Eagle
Interruptor sonoro
Engenharia Elétrica
Jhonatan Jacob
Paulo Henrique Krohling
Philipe Paulino Scarton
Vitória, 05 de julho de 2012
Introdução
Para a prática proposta, integrando um pouco com as necessidades e tecnologias atuais, consiste em montar um interruptor eletrônico, o qual deve ser capaz de ligar e desligar uma lâmpada apenas com um comando de som.
Seu principio de funcionamento se baseia na utilização de um simples microfone, capaz de gerar um sinal muito intenso devido à alta frequência e a intensidade do som. Esse sinal deve ser interpretado por um circuito como um pulso de entrada que está ligado a um flip-flop, o qual será responsável por ligar ou desligar o interruptor do sistema.
O circuito que usaremos como base, para montagem do circuito segue abaixo.
Desenvolvimento
Para apresentar o projeto, iremos dividir sua apresentação em:
_ Captação do som e filtragem:
Para captar o sinal sonoro, usaremos como entrada para o circuito em microfone de eletreto. Seu diagrama esquemático é mostrado abaixo:
Figura 01: Entrada do circuito, com captação do som.
O Microfone capta a vibração do ar provocado pelo som, transformando essa vibração mecânica em impulsos elétricos, produzindo ondas de mesma frequência do som que a gerou.
Ele está ligado em serie com um resistor de 10k ohm para limitar a corrente que passa pelo microfone. É necessário também observar a polaridade do microfone.
Em seguida, o sinal gerado passa por um filtro que elimina a componente continua do sinal (devido à tensão dc de 5v) e atenua parte da frequência da fala, já que somente é desejável que o circuito seja acionado por ruídos muito intensos. Dessa forma, um capacitor de 200 nE já é suficiente para filtrar a componente continua.
2. Amplificação do sinal e pullup
O som produzido por palmas gera sinais elétricos de