quimica geral
Nesse experimento foi construída uma pilha de Daniell utilizando os sais de cobre e zinco e suas respectivas barras metálicas, e também foram medidas variações de corrente e tensão e observou- se a produção de energia elétrica. Na segunda etapa do processo, foi observada uma reação eletrolítica, na qual foi doada energia elétrica e aconteceu a deposição de Cobre no latão e a corrosão do Zinco.
Palavras chave: pilha, pilha de Daniell, deposição do Cobre, corrosão do Zinco
2. Objetivos
Construir e conhecer a constituição de pilhas, verificar a manifestação de eletricidade através da medida de uma grandeza elétrica com o auxílio de um multímetro. Realizar uma eletrodeposição de um metal teoricamente puríssimo e também calcular o rendimento de um processo eletroquímico com a pesagem da barra que ocorreu o depósito com uma balança analítica.
Com o experimento foi possível destacar a utilização dos circuitos em série e em paralelo, assim constatando suas diferenças e principais benefícios.
3. Introdução
A eletroquímica é a parte da química que estuda as propriedades dos eletrólitos e os processos de interconversão de energia química em energia elétrica que ocorrem na superfície dos eletrodos. Uma pilha ou célula galvânica é um dispositivo, que acopla dois eletrodos diferentes para produzir energia elétrica. Existem dois tipos de células químicas, sendo elas as células voltaicas ou galvânicas e células eletrolíticas. As células voltaicas ou galvânicas (pilhas, acumuladores e baterias), nas quais a energia elétrica é produzida a partir de reações espontâneas de oxirredução. Os principais aspectos de uma célula voltaica são mostrados no esquema abaixo:
Imagem 1: Esquema da pilha de Zn e Cu.
A diferença de potencial (DDP) ou força eletromotriz (FEM) da pilha formada por eletrodos nas condições padronizadas é dada pela diferença entre os potenciais normais de redução do cátodo e do ânodo:
FEM = DDP = ∆Eº =