Circuito
Sistema Trifásico
Eletricidade Industrial – Prof. Renato Pezzin Júnior
Fernando Santos de Sá – R.A:120004330
Rodrigo Ferraz Gouvea – R.A: 120002683
Weber Francisco Ramos– R.A: 090044783
GEAN4B
Introdução
Como vimos o sistema trifásico é a forma mais comum de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada. Incorporando o uso de três ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com três sistemas isolados. Finalmente, o sistema trifásico permite a flexibilidade entre dois níveis de tensão. Com o presente relatório vamos tentar demonstrar o comportamento do sistema trifásico.
O sistema trifásico possui três tensões defasadas de 120° entre si. Entre as vantagens do sistema trifásico, destacamos as seguintes: A corrente na linha é menor, reduzindo o diâmetro dos condutores da instalação; Pode ser utilizado também para alimentar cargas monofásicas; Os motores trifásicos têm menores dimensões que os monofásicos de mesma potência.
Desenvolvimento
Todo sistema trifásico tem um tipo de sistema polifásico e é o método mais comum usado por redes elétricas em todo o mundo para transferir o poder. É também usado para ligar grandes motores e outras cargas pesadas. Sistema Trifásico com carga equilibrada é onde a carga trifásica equilibrada é formada por três impedâncias iguais em módulo e fase.
Configuração Estrela: Uma carga trifásica é um conjunto de três cargas monofásicas, isto é, três impedâncias. Cada uma das impedâncias é designada por fase da carga. Se estas três impedâncias forem iguais, designa-se por carga equilibrada; será uma carga desequilibrada, caso contrário. Uma das formas de ligar as três impedâncias é, à semelhança do que se fez para a fonte, ligar cada fase da carga a uma fase da fonte, Este