Plantas Indicadoras
Faculdade de Agronomia
Plantas Daninhas e Seu Controle
Plantas Indicadoras
Rio Verde, 19 de agosto de 2013.
Sumário
Introdução
Planta daninha é toda planta que se desenvolve fora do planejamento da cultura, acarretando assim em reduções de produção para a cultura por competição por luz, água, nutrientes, etc. As plantas daninhas também servem como ponte verde para as principais pragas e doenças das grandes culturas, gerando assim um aumento de infestações nas lavouras, ocasionando em perdas na produtividade.
Uma planta é considerada planta indicadora quando nasce espontaneamente, sem ser plantada ou semeada, em uma determinada região, solo ou clima, que por ser mais adaptada a esta determinada condição ela apresenta vantagem no seu nascimento/crescimento e desenvolvimento em relação às outras plantas, inclusive às cultivadas. Neste caso ela pode ser caracterizada como uma erva daninha ou inço se aparecer em áreas de cultivos comerciais também podendo ser chamada de planta espontânea.
Se identificadas as características deste local (condição físico-químicas de solo ou clima) as quais esta planta é mais adaptada, ela pode ser classificada como uma planta indicadora das mesmas.
Plantas cultivadas também podem ser indicadoras de determinadas condições, se estudadas as características que as mesmas desenvolvem sob estas condições. Por exemplo: determinadas formas de crescimento de raízes de milho podem indicar determinadas condições físicas deste solo, ou a presença de manchas com determinadas características podem indicar a deficiência de certos nutrientes neste solo.
Tabela 1. Plantas Indicadoras
Nome científico
Nome comum
Indicadora de que condição do solo:
Acanthospermum hispidum
Carneirinho ou Carrapicho-de-carneiro
Deficiência de Cálcio.
Acácia spp.
Arranha gato
Locais úmidos e estercados.
Amaranthus ssp.