Circuito RLC
Frequência de ressonância é resumida em que quando gerado uma onda senoidal em que a frequência gerada faça com que se elimine as reatâncias, assim fazendo com que o circuito fique puramente resistivo fazendo com que a tensão e corrente entre em fase.
Logo quando a frequência estiver acima de ω0, o circuito será indutivo onde a corrente ficara atrasada em relação a corrente.
Quando a frequência estiver abaixo de ω0, o circuito será capacitivo e a corrente ficara adiantada em relação a tensão
Objetivo:
Simular um circuito RLC, observar sua forma de onda nas frequências de 1Khz, 2Khz, 5Khz, 10Khz, 12Khz, 15Khz, 20Khz e calcular a frequência de ressonância do circuito.
Desenvolvimento/Resultados:
Simulamos o circuito onde tendo uma fonte alternada com o valor de 5Vpp (2.5vpk), um resistor de 56Ω, um indutor de 1.64mH e um capacitor de 200nF ligado a um osciloscópio para observarmos a forma de onda da tensão e da corrente. Para observamos a corrente, usamos um instrumento chamado current probe, que faz com que a corrente vire tensão assim podendo ser observada pelo osciloscópio, como na imagem abaixo.
Com o circuito pronto, ajustando a frequência da fonte para 1Khz, podemos observar o seguinte gráfico:
Mudando a frequência para 2Khz, podemos observar o seguinte gráfico:
Mudando a frequência para 5Khz, podemos observar o seguinte gráfico:
Mudando a frequência para 10Khz, podemos observar o seguinte gráfico:
Mudando a frequencia para 12Khz, podemos observar o seguinte gráfico:
Mudando a frequencia para 15Khz, podemos observar o seguinte gráfico:
Mudando a frequencia para 20Khz, podemos observar o seguinte gráfico:
Podemos observar que com as frequências propostas não conseguir obter a frequência de ressonância do circuito, para isso devemos calcular da seguinte forma para obter a frequência de ressonância: