Circuitos rlc
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Engenharia Elétrica
Laboratório de Circuitos Elétricos
Leandro Guimarães de Freitas – EE08137-81
Relatórios Técnicos Circuitos RLC
São Luís
2013
CIRCUITOS SINTONIZADOS E MALHAS RLC
Introdução
É muito conhecida a capacidade de indutores e capacitores de bloquear sinais de alta e baixa frequência respectivamente (os conhecidos circuitos filtros passa baixa e passa alta são baseados nessa característica).
Nos experimentos subsequentes foram abordadas diferentes combinações RCL e seu resultado foi observado.
Experimento 16_A
* Utilizando o Gerador de Funções para introduzir sinais senoidais de frequências diferentes. 1KHz, 800KHz e GHz e Vp = 30 volts. Registrei, com o auxilio do osciloscópio, os sinais senoidais nos pontos indicados como TP1 e TP2, nos diferentes ajustes de frequência. * O Circuito é mostrado na figura 1
Figura 1
Ajuste 1KHz: Base de tempo 500µs/Div. Canal A 10V/DIV. Canal B 2V/DIV.
Observando-se o desenho formado no osciloscópio, nota-se claramente que boa parte da tensão foi consumida pelo resistor, além da clara defasagem de corrente em relação à tensão. E a corrente alta, que passava pelo indutor, pois o capacitor, como dito anteriormente, bloqueia passagem de correntes em baixas frequências.
Ajuste 800KHz: Base de tempo 500ns/Div. Canal A 20V/DIV. Canal B 20V/DIV.
Essa é a frequência de ressonância do circuito, o que pode ser notado quando vê-se que a corrente e tensão estão em fase, ou seja, as reatâncias indutivas e capacitivas se anulam, característica de um circuito em ressonância.
Ajuste 1GHz: Base de tempo 500ps/Div. Canal A 10V/DIV. Canal B 1V/DIV.
O gráfico mostra um comportamento semelhante ao primeiro, mas agora a corrente está adiantada da tensão, o que mostra a corrente fluindo pelo capacitor e não pelo indutor, jáque o mesmo bloqueia altas frequências.
Sabendo que a frequência de