circuito retificador de meia onda
Nesta prática estudaremos os circuitos retificadores monofásicos. Trabalharemos com o retificador de meia onda. Para este, analisaremos as formas de onda de saída. Calcularemos também a resistência de carga. Após todos esses procedimentos será realizada a simulação em ORCAD para confrontar os resultados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os Diodos são componentes semicondutores com capacidades especiais que os tornam fundamentais para o atual estágio do desenvolvimento humano em termos de tecnologia. Basicamente o diodo conduz corrente em um sentido e age como um circuito aberto para a corrente no sentido oposto. A partir desses componentes foram desenvolvidos os circuitos retificadores que estudaremos agora.
Os Circuitos Retificadores são conversores de formato de onda constituídos basicamente de diodos semicondutores, capazes de converter uma forma de onda senoidal aplicada em sua entrada (cujo valor médio é zero) em uma forma de onda unidirecional pulsante (embora não constante), com uma componente média diferente de zero. Tais circuitos podem ter diversas configurações, cada uma com suas vantagens e desvantagens:
Retificador de meia-onda:
Fig. 01 - Retificador monofásico de meia onda com carga resistiva.
No circuito retificador de meia onda apenas um dos semi-ciclos alternados da senóide aplicada na entrada é enviado para a saída do circuito. No primeiro semi-ciclo, chamado de positivo, (0,) o diodo conduz a tensão aplicando-a na saída, já no segundo semi-ciclo, chamado de negativo, (,2) o diodo encontra-se bloqueado, não conduzindo a tensão alternada de alimentação E=Vp.Sen(wt) à saída. Desse modo, somente um dos semi-ciclos é aplicado à resistência de carga R.
Fig. 02 – Formas de onda do Retificador monofásico de meia onda.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Antes dos experimentos, dimensionamos os valores dos resistores e capacitores e padronizamos para todos os circuitos e estudamos os seus comportamentos através de