Licenciado
As tecnologias da informação e as comunicações têm uma extraordinária presença em todos aspectos da vida trabalhista e pessoal, oferecendo um novo espaço de inovação nas diferentes esferas do cotidiano.
O desenvolvimento da ciência e da tecnologia levou a sociedade a incursionar em que se deu em chamar “a sociedade da informação” e em aproveitar todos benefícios que reporta esta revolução tecnológica e cultural que irradia em cada uma das esferas deste mundo cambiante. “Vivemos sob o signo da tecnologia. Todos partimos com firmeza do mesmo fundamento: O desenvolvimento da ciência e da técnica em todas suas manifestações e sua aplicação às diferentes esferas da vida, resulta de grande importância, e é de absoluta necessidade para enfrentar as principais provocações do presente e do futuro. Esta é uma declaração de princípio.” (Chávez, J. 1999: 54).
O impetuoso desenvolvimento da ciência e da tecnologia levou a sociedade a entrar em novo milênio em que se deu em chamar a “era da informação” e inclusive se fala de que formamos parte da “sociedade da informação”.
Este fenómeno se manifesta com peculiar incidência no campo educacional onde o uso das Tecnologias da Informação e as Comunicações (TIC) permite formar indivíduos melhor preparados para o trabalho, a colaboração e a aprendizagem permanente que construam uma sociedade mais articulada e participativa, capaz de sustentar uma economia competitiva, interrelacionada e dinâmica, que faça possível o desenvolvimento sustentável dos povos. Cada dia é mais frequente o uso das Tecnologias da Informação e a Comunicação no campo da Educação e com resultados evidentes nos métodos de aprendizagem significativas.
É importante expor que o uso das novas tecnologias da informação e as comunicações na educação (TIC´s) não substituirá ninguém nem deixará de levar em consideração os seus talentos de cada ser humano que se necessita para as perspetivas atuais, mas a atividade pedagógica dos professores pode e